Projetos
Projeto RENOMO (Rede Nacional de Observação e Monitoramento Oceânico)
A Rede Nacional de Observação e Monitoramento Oceânico (ReNOMO) íntegra programas de observação e monitoramento (OM) do Oceano Atlântico Sul e Tropical do âmbito do programa GOOS-Br. O Projeto é estruturado de acordo com as plataformas de observação (autônomas, remotas, fixas e móveis) da reformulação do GOOS-Br, com gestão técnico-científica especializada. Na UFSC o Projeto RENOMO possui como objetivos o desenvolvimento e adaptação de equipamentos oceanográficos, bem como o lançamento e coleta de dados através do Veleiro ECO. Período: 2022-presente. Coordenador: Carlos Alberto Eiras Garcia. Integrantes: Glauber Acunha Gonçalves, Aurea Ciotti, Cesar Henrique de Oliveira Borba, João A Lorenzzetti, Mauro Cirano, Maurício Mata, Maria Fernanda Coló Giannini, José Henrique Muelbert, Mauricio Almeida Noernberg, Ella Soares Pereira, Tainá Mascarenhas de Luccas, Osmar Moller, Bruna Alves de Oliveira, Paulo Nobre, Luiz Landau, Micael Fernando Broggio, Orestes Alarcon, Pedro Veras, Felipe M. Pimenta.
Projeto MARWIN (Desenvolvimento de metodologias para levantamento de recursos eólicos costeiros e marinhos)
O Brasil possui um enorme potencial eólico offshore mas ainda não possui nenhuma turbina instalada no mar. A procura desta fonte vem aumentando e atualmente diversos projetos de parques eólicos offshore em fase de licenciamento ambiental no IBAMA. Isto deflagra a necessidade de inventariar o recurso eólico, o qual encontra obstáculos nos custos associados às medições oceânicas. Este projeto irá desenvolver e validar métodos de baixo custo e risco para o levantamento dos recursos eólicos. O problema a ser abordado é o desenvolvimento de metodologias que combine medições contínuas costeiras com menores períodos de levantamento offshore. Período: 2023-presente. Coordenador: Osvaldo Saavedra. Integrantes: Felipe Mendonça Pimenta, Arcilan T. Assireu, Ramon M. Freitas, , Denisson Queiroz Oliveira, Shigeaki Leite de Lima, Clovis Bosco Mendonça Oliveira, Audálio Torres Junior, Denivaldo Lopes, Francisco Albuquerque. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais (INCT/INEOF)
Descrição: O tema alvo deste INCT é estratégico para o desenvolvimento energético do Brasil. A proposta pretende aglutinar grupos de pesquisa de diferentes universidades do Brasil que desenvolvem trabalhos na área de energias oceânicas, fluviais de baixas quedas, hidrocinéticas e eólica offshore. O INCT tem por objetivo fomentar a colaboração, geração de conhecimento, desenvolvimento de protótipos e a formação de recursos humanos em energias renováveis. Período: 2017-presente. Coordenador geral: Osvaldo Ronald Saavedra (UFMA). Integrantes: Segen F. Estefen, Geraldo Lúcio Tiago Filho, Maamar El-Robrini, Arcilan T. Assireu, Shigeaki Leite de Lima, Denisson Queiroz Oliveira, Audalio Rebelo Torres Junior e Felipe M. Pimenta. Financiador: CNPq, CAPES e FAPEMA.
Projeto MOVLIDAR (Mapeamento da camada limite atmosférica continental e oceânica através da tecnologia LIDAR).
Este projeto desenvolveu métodos de medição que possibilitaram medições da camada limite em diferentes ambientes. As medições foram realizadas por uma estação meteorológica e um LIDAR que foram instalados em uma plataforma costeira, em navios e em um bóia em um reservatório hidroelétrico. Período: 2014-2020. Coordenador: Felipe M. Pimenta. Integrantes: César Henrique Mattos Pires, Felipe Barros Nassif, Ana Correa, Arcilan Trevenzoli Assireu, Vinicio de Souza e Almeida, Julio César Passos, Carla de Abreu D’Aquino, Fernando Ribeiro. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 406801/2013-4). Site do Projeto: http://movlidar.paginas.ufsc.br
Projeto VARPLUMA (Variabilidade da Pluma do Amazonas no Atlântico Tropical, CNPq).
Descrição: Este projeto estudou o comportamento da pluma do Rio Amazonas e de águas frescas presentes no Giro da Guiné do Oceano Atlântico Tropical. Resultados de modelos, dados hidrográficos, dados de boias meteorológicas e imagens de satélite foram combinados nesta investigação. Três produtos de modelagem OFES, HYCOM e C-GLORS foram avaliados. Dados de cruzeiros hidrográficos históricos do Navio Meteor (TACE) e das boias meteorológicas do programa PIRATA foram combinados com imagens satelitárias do sensor SMOS. A análise do conjunto de informações possibilitou a descrição sazonal e interanual da formação de bandas zonais de baixa salinidade. Período: 2014-2018.Coordenador: Felipe M. Pimenta. Integrantes: Fernando Ribeiro, Julia Biscaia. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 486381/2013-7).
Projeto SOS-Ponta Negra (Heterogeneidade Espaço Temporal da Linha de Costa e do Substrato Plataformal Adjacente a Ponta Negra, Natal, RN, CNPq)
Descrição: O projeto SOS Ponta Negra teve por objetivo avaliar a heterogeneidade espaço temporal da linha de costa e do substrato adjacente à Natal, RN em uma praia atualmente sob intensa erosão costeira. Dados de corrente foram obtidos na plataforma continental interna para investigar os processos de circulação e transporte, dando subsídio a projetos de engenharia costeira e exploração de sedimentos marinhos para a recuperação de praias. Período: 2013-2015. Coordenadora: Helenice Vital (UFRN). Integrantes: Felipe M. Pimenta, Fernando Ribeiro. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Projeto AREESAT (Avaliação dos Recursos Eólicos por Satélite, FAPERN)
Descrição: O Projeto AREESAT investigou um dos recursos geofísicos renováveis com maior potencial de exploração no Brasil: a Energia Eólica em alto mar ou Energia Eólica offshore. Combinando dados remotos de satélite com dados de bóias meteorológicas, dados batimétricos e informações técnicas sobre turbinas eólicas, os recursos eólicos foram contabilizados por faixas de profundidade ao longo da costa. Parte importante dos objetivos referiu-se ao mapeamento dos recursos para regiões mais favoráveis ao desenvolvimento. Período: 2012 – 2015. Coordenador: Felipe M. Pimenta. Integrantes: Allan Rodrigues Silva, Arcilan Trevenzoli Assireu, Vinicio de Souza e Almeida, Ewerton Cleudson de Souza Melo, Marco Ianniruberto, Arthur Gerard Quadros de Souza, Hugo Nunes. Financiador: Fundação de Apoio a Pesquisa do RN (FAPERN).